Ensino Superior

O Ensino Superior tem como objectivos:

A Orientação da lei 91-22 de 16 de Fevereiro de 1991 afirma, que no artigo 16:

  • O ensino superior tem como objetivo formar agentes de desenvolvimento incluindo o Senegal e a África, pois precisam de ter um papel importante na criação e desenvolvimento do pensamento e da ciência universal.

A Sua missão:

  • Treinar pessoas de alto nível, cientificamente e tecnicamente qualificados, adaptados ao contexto Africano e do mundo contemporâneo, ciente da sua responsabilidade para com o seu povo e capaz de servir com dedicação;
  • Desenvolver pesquisas em todas as disciplinas da ciência, tecnologia e cultura, mobilizar todos os recursos intelectuais para o desenvolvimento cultural e económico do Senegal e da África e participar na resolução dos problemas nacionais e continentais

No Ensino Superior a provação no exame de bacharelato no final do liceu, bem como um adequado grau, é exigido para a admissão de uma das duas universidades do Senegal, tais como, na Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar e na Universidade Gaston Berger de Saint-Louis. O calendário escolar decorre de Outubro a Julho.

O Ensino Superior inclui todos os tipos de pós-bacharelato:

  • Universidades
  1. Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar
  2. Universidade Gaston Berger de Saint Louis
  • Escolas Superiores de Formação Académica Nacional
  1. Escola Nacional dos Quadros Rurais Bambey
  2. Escola Nacional Superior de Agricultura
  3. Escola Nacional de Economia Aplicada
  • Universidades Privadas.

 

 Universidades:

1. Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar (UCAD)

A Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), anteriormente denominada de Universidade de Dakar, foi criada a 24 de Fevereiro de 1957 e foi inaugurada oficialmente a 9 de Dezembro de 1959. É a emblemática instituição educacional com diversas escolas profissionais. Esta Universidade tem cerca de 21 escolas, como:

Faculdades:

  • Faculdade de Ciências e Tecnologias;
  • Faculdade de Medicina, Farmácia e Odontologia;
  • Faculdade de Letras e Ciências Humanas;
  • Faculdade de Ciênias Económicas e de Gestão;
  • Faculdade de Ciências e Tecnologias da Educação e da Formação;
  • Faculdade de Ciências Jurídicas e Políticas.

Escolas:

  • Centro de Estudos de Ciências e Técnicas da Informação;
  • Escola de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas;
  • Escola Normal Superior de Ensinamento e Técnica Profissional;
  • Escola Superior Política;
  • Instituto Nacional Superior de Educação Popular e do Desporto.

Institutos:

  • Instituto Fundamental do Negro Africano;
  • Instituto Francês para os Estudantes Estrangueiros de França;
  • Instituto de Buscas e Ensinamento da Matemática, da Física e da Tecnologia;
  • Instituto de Pediatria Social;
  • Instituto de Ciências do Ambiente;
  • Instituto de Formação e Pesquisas em População de Desenvolvimento e Saúde Reprodutiva;
  • Centro Linguística Aplicada;
  • Instituto Universitário de Pescas e Aquicultura;
  • Instituto de Saúde e Desenvolvimento;
  • Centro de Estudos de Investigação sobre as Energias Renováveis.

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                                              Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar, Senegal

 

2. Universidade Gaston Berger de Saint Louis

A menor das duas universidades, a Universidade Gaston Berger de Saint-Louis, foi fundada em 1990. A sua criação responde a uma necessidade para unir um conjunto de expectativas e exigências de um universitário eficaz e eficiente, tendo em conta as novas tecnologias e pedagogias que ensina.

Esta universidade compreende quatro unidades de formação e de investigação (UFR) composta por secções. São elas:

  • A Faculdade de Direito com o seguintes cursos: local, negócio do direito, ciência política;
  • O Departamento de Economia e Gestão com os seguintes cursos: informação e de gestão empresarial;
  • O Departamento de Matemática Aplicada e Informática (AMI), com os seguintes cursos: matemática aplicada e informática;
  • A faculdade de Artes e Humanidades com os seguintes cursos: sociologia, inglês, línguas estrangeiras aplicadas (LAS), geografia e francês.

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                                               Universidade Gaston Berger de Saint Louis

Um grande número de estudantes senegaleses pode obter a sua educação superior no estrangeiro, a maioria nos países francófonos, mas cerca de 540 estão matriculados no ano os E.U.

O ensino à distância, sob a forma da Universidade Virtual Africano (AVU) está disponível através de ambas as universidades. Os cursos oferecidos incluem temas de gestão, tecnologia da informação, e inglês.

Em 2001, cerca de 150 alunos estavam matriculados em cursos AVU. Não há limite de idade para o acesso ao ensino superior para o ponto onde se estima que os adultos compreendem pelo menos 15% do total das matrículas de educação formal.

 

Escolas Superiores de Formação Académica Nacional:

As Escolas Superiores de Formação de Profissionais Nacional, tem no âmbito do Ministério da Educação Nacional:

  • Escola Nacional dos quadros rurais Bambey;
  • Escola Nacional Superior de Agricultura;
  • Escola Nacional de Economia Aplicada.

Quanto ao órgão superior das escolas profissionais de outros serviços, incluem-se as seguintes:

  • Escola Nacional de Formação Marítima;
  • Centro de Formação Profissional de Hortícolas;
  • Conservatório Nacional de Música, Dança e Teatro;
  • Escola Nacional de Belas Artes;
  • Escola Nacional Superior de Educação;
  • Hotel Escola Nacional de Formação;
  • Academia Nacional de Polícia e de Formação;
  • Escola Nacional para o Desenvolvimento dos Cuidados de Saúde;
  • Escola Nacional Sénior de Técnicos em Odontologia;
  • Escola Nacional de Administração e de Magistratura (ENAM);
  • Escola Nacional de Costumes;
  • Escola Nacional dos Funcionários Activos;
  • Escola da Força Aérea;
  • Escola Nacional de Infantaria;
  • Escola Nacional dos Trabalhadores Sociais Especializados.

O número de professores, bem como a distribuição da inscrição de estudantes nas universidades e institutos e faculdades:

Sem título

(http://www.ibe.unesco.org/en/access-by-country/africa/senegal/profile-of-education.html)

Até ao ano de 1994, o ensino superior foi caracterizado por dificuldades tanto ao nível pedagógico como ao nível social. Uma das consequências destas dificuldades foi o aumento dos custos unitários.

Portanto, desde 1994 que as prioridades têm sido centradas na melhoria da qualidade do ensino universitário na direcção de uma melhor adaptação às necessidades de desenvolvimento e do mercado de trabalho, como o reforço da investigação científica e técnica, uma melhor articulação entre os níveis do secundário e terciário e a melhoria dos alunos internos e externos.

 

Universidades Privadas:

O Senegal oferece o mesmo ensino privado que o público, a partir do pré escolar ao ensino superior em geral, ensino técnico e profissional. Sem título

Fonte: Direcção de planificação e da reforma da educação.

No entanto, os regulamentos prevêem a possibilidade de programas específicos concebidos por uma instituição. Neste caso, esses programas são apresentadas à autoridade competente.


Ciente de que será difícil de alcançar os seus objectivos quantitativos e qualitativos na educação sem uma consequência do reforço da educação privada, o governo tem um desenvolvimento deste sub-sector. A este respeito é que a regulamentação do ensino privado foi revisto, tendo em vista a agilização do processo de abertura.

 

Matrículas no Ensino Superior (2007):

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(http://stats.uis.unesco.org/unesco/TableViewer/document.aspx?ReportId=121&IF_Language=eng&BR_Country=6860)

Em 2007, 7% da população estava matriculada no Ensino Superior.

 

Fonte:

http://www.ibe.unesco.org/countries/Senegal.htm, captado a 4 de Junho de 2008

http://nt5.scbbs.com/cgi-bin/om_isapi.dll?clientID=371603207&depth=3&infobase=iwde.nfo&record={7D958571}&softpage=PL_frame, captado a 4 de Junho de 2008

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