Ensino não superior

O Sistema de Ensino não Superior do Senegal consiste no seguinte:

  • Ensino Pré-Escolar – entre 3 e os 6 anos
  • Ensino Primário (Ensino Básico) – entre os 7 e os 12 anos
  • Ensino Médio (Bacharelato)

 O Ensino Pré-Escolar:

O ensino pré-escolar não é obrigatório.

O ensino Pré-Escolar, tem como objectivos:

  • Preparar a criança para enfrentar com êxito a formação académica;
  • Desempenhar um papel essencial, na medida em que põe em prática as fundações do edifício, ou seja, todas as disposições e as potencialidades que a Educação básica irá desenvolver a eclodir.
  • A matemática, a comunicação e a psicomotor constituem as áreas da educação escolar. As matérias ensinadas são: a língua, gráficos, manuais técnicos, exercícios psicomotores, logicomatematica, narrativas, desenho, pintura, codificação e descodificação. É preciso acrescentar que a maior parte da instrução é nas línguas nacionais. O francês é introduzido a partir da grande secção;
  • A duração de cada sequência de ensino é de 15 minutos para o pequeno troço de 20 minutos para o médio e 25 minutos para a grande secção.  
  • A avaliação no pré-escolar,o professor segue a evolução do desempenho dos seus alunos através de balanços diários, semanais e anuais. Uma tal avaliação é estabelecida após o descurso de três anos. A acção é avaliada através da prova oral (perguntas), escrita (desenhos, escritos sinais, etc.) e comportamentais (adaptando movimentos).

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Matriculas no Ensino Pré-Escolar:

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(http://stats.uis.unesco.org/unesco/TableViewer/document.aspx?ReportId=121&IF_Language=eng&BR_Country=6860)

No ano de 1999 tanto os rapazes como as raparigas tinham uma igualdade de matriculas de 2% no ensino pré-escolar. No ano de 2007, 9% das crianças estavam matriculadas no ensino pré-escolar.

 

O Ensino Primário:

O Ensino Primário compreende crianças com idades entre os 7 anos e os 12 anos.

O Ensino Primário é obrigatório até ao segundo ano do curso básico (CC2) para alunos já admitidos no sistema.

O Ensino Primário, tem como objectivos:

  • Despertar o espírito da criança por meio de actividades que permitam o surgimento e desenvolvimento do seu potencial intelectual de observação, experimentação e análise, e do seu potencial sensorial-motor e emocional ;
  • Consolidar o filho na cultura nacional e de valores;
  • Adquirir à criança elementos básicos do raciocínio lógico e matemático, bem como instrumentos de expressão e de comunicação, para os poder mais tarde dominar;
  • Revalorização do trabalho manual e introduzir à criança as técnicas básicas envolvidas em actividades produtivas;
  • Garantir os interesses e as actividades artísticas, culturais e desportivas para o pleno desenvolvimento da personalidade da criança;
  • A ajuda com a família, em especial, para garantir a educação social, a educação cívica e a moral da criança.

O aumento diário de estudantes é tida em conta no livro de tarefas diárias. Ao terminar as aulas, o professor dá para fazer exercícios com a correcção para avaliar o impacto do seu desempenho.

Ensino básico ou primário: as disciplinas e o horário semanal:

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Fonte: Anexo 1 do Decreto n º 79-1165 de 20 de dezembro de 1979 (Trecho do jornal Le Pédagogue, Spécial Sénégal, No. 1, Novembro de 1983, p. 14).

O progresso de um estudante de um curso para outro, são medidos em contínuo controlos e em composições que determinam a transição para o nível mais elevado. Os pais são regularmente informados sobre a situação escolar dos filhos através do caderno trimestral. Neste livro incluem: os testes de composição, notas obtidas em cada disciplina, bem como a classificação média do mérito do aluno, professor e director.

O certificado da conclusão do ensino básico (CFEE) é o único que considera o fim da escola primária.

 

Matriculas no Ensino Primário:

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(http://stats.uis.unesco.org/unesco/TableViewer/document.aspx?ReportId=121&IF_Language=eng&BR_Country=6860)

Nos anos de 1999 e 2002, estavam matriculados no ensino primário 53% do sexo feminino e 54% do sexo masculino. No ano de 2007 estavam matriculados 72% em ambos os sexos no ensino primário. Portanto, houve um grande acréscimo de matrículas no ensino primário entre o ano de 1999 e 2007.

 

Ensino Médio Geral:

O Ensino Médio Geral, tem como objectivos:

  • O desenvolvimento do aluno para a  capacidade de observação, experimentação, investigação, acção prática, reflexão, de explicação, análise, síntese, julgamento, invenção e criação ;
  • Reforçar o controlo do pensamento lógico e matemático ao qual têm de enriquecer os seus instrumentos de expressão e de expandir as suas habilidades comunicativas;
  • Um maior interesse e disposição do estudante para as actividades artísticas, culturais, físicas e desportivas;
  • Contribuir para a educação social, moral e cívica estudantes.

A avaliação dos estudantes do ensino médio é através de uma contínua forma de perguntas escritas e orais, baseando-se, em parte, na média a cada seis meses. O outro elemento desta média é composto pelas composições. A média anual determina a transição para o nível mais elevado. Os pais são regularmente informados sobre a situação escolar dos filhos através do caderno que eles devem assinar a cada mês.

A análise deste nível tem direito patente da graduação média (BFEM). A transição para o ensino médio é feita através de uma política baseada nos seguintes critérios:

  • Orientação com a média anual + BFEM;
  • Orientação, mas com base numa proposta do Conselho de professores com uma média anual de 9.5 / 20 + BFEM;
  • Orientação, mas com base numa proposta do Conselho de professores com uma média anual igual ou superior a 12/20, sem BFEM.

Resultados do Bacharelato do ano 1997 (geral e técnico):

  Sem título    

Fonte: Departamento de Planificação e reforma do ensino.

 

Matriculas no Ensino Médio:

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No ano de 2007 estão matriculados no ensino secundário 25% do sexo masculino e 19% do sexo feminino.

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O Ensino Secundário Geral e Técnico:

O Secundário Geral e Técnico, tem como objectivos:

  • Dar aos estudantes uma sólida base nas disciplinas de ciência, tecnologia e cultura;
  • Fornecer suficientes maestrias dos métodos de investigação científica e técnica;
  • Aprofundar os conhecimentos dos alunos nos processos de produção;
  • Familiarizar os estudantes com grandes obras do mundo da cultura.

A avaliação dos alunos do ensino secundário é idêntica ao do ensino médio.
O exame do ensino secundário é o bacharelato. Desde 1993, a transição para o ensino superior é baseado numa ordem de mérito, dentro dos limites dos lugares disponíveis.

Resultados do Bacharelato do ano 1997 (geral e técnico):

Sem título 

Fonte: Departamento de Planificação e reforma do ensino.

 

Progressão e conclusão do ensino no Senegal:

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(http://stats.uis.unesco.org/unesco/TableViewer/document.aspx?ReportId=121&IF_Language=eng&BR_Country=6860)

 

No ano de 2007, 50% das crianças em ambos os sexos concluíram o ensino primário.

 

Fonte:

http://www.ibe.unesco.org/countries/Senegal.htm, captado a 2 de Junho de 2009

http://stats.uis.unesco.org/unesco/TableViewer/document.aspx?ReportId=121&IF_Language=eng&BR_Country=6860, captado a 3 de Junho de 2009

http://nt5.scbbs.com/cgi-bin/om_isapi.dll?clientID=282031646&depth=3&infobase=iwde.nfo&record={7D958571}&softpage=PL_frame, captado a 3 de Junho de 2008

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