Política e actualidade

O Senegal tem desempenhado um papel saliente na política Africano desde a sua independência. O Senegal tem sido uma ponte cultural e diplomático entre os mundos islâmico e preto Africano.

Dakar converteu-se na capital da colónia francesa da África Ocidental Francesa em 1902. Em Janeiro de 1959, o Senegal e o Sudão Francês uniram-se para formar a Federação de Mali, a qual se tornou independente a 20 de Junho de 1960, como resultado da independência e a transferência do poder, o acordo foi assinado com França a 4 de Abril de 1960. Devido a dificuldades políticas internas, a federação dissolveu-se a 20 de Agosto de 1960. O Senegal e o Sudão Francês (renomeado com a República do Mali) proclamaram a sua independência individualmente.

O Senegal uniu-se com a Gâmbia para formar a confederação de Senegâmbia em 1982. No entanto, a integração concebida dos dois países nunca se levou a cabo e a união foi dissolvida em 1989. Apesar das conversas de paz, um grupo separatista da região de Casamance chocou esporadicamente com as forças do governo desde 1982.

Relativamente ao sistema político do Senegal, este é sistema semi-presidencial, ou seja, uma república liberal democrática. O Presidente do Senegal é o Chefe de Estado e o Primeiro-ministro Chefe do Governo. Quanto aos poderes, o Poder Executivo é exercido pelo Governo e o Poder Legislativo é executado pelo Governo e Parlamento. O Poder Judicial é independente do Poder Executivo e Legislativo.

O Senegal é um dos poucos estados africanos que nunca teve um golpe de estado. Léopold Senghor, o primeiro Presidente após a independência, abdicou a favor do seu Primeiro-ministro, Abdou Diouf em 1981.

O Senegal tem a sua reputação de transparência na acção governativa. O nível de corrupção económica que tem minado o desenvolvimento das economias noutras partes do mundo é muito baixa. Hoje o Senegal tem uma cultura política democrática, que faz parte do leque das transições democráticas com mais sucesso de África.

                                                    730359145

                                                                Abdoulaye Wade

 

Presidente: 

O actual Presidente, Abdoulaye Wade, foi eleito em eleições gerais democráticas a 1 de Abril de 2000.

Depois de confirmada a sua vitória eleitoral, o Sr. Wade advertiu que a corrupção dos casos envolvendo os seus adversários seria reaberto. A oposição do Partido Socialista disse que iria contestar o resultado.

Abdoulaye Wade, foi o fundador do Partido Democrático Senegalês, e ganhou re-eleição em Fevereiro de 2007, obtendo quase 56% dos votos – o suficiente para evitar uma segunda rodada de votação.

O Presidente é eleito por sufrágio universal para um mandato de 5 anos. A Assembleia Nacional tem 150 membros, que são eleitos separadamente do Presidente.

O Partido Socialista dominou a Assembleia Nacional até Abril de 2001, quando em eleições livres e justas, a coligação do Presidente Abdoulaye Wade venceu com maioria de 90 dos 150 lugares. O Cour de Cassation (Supremo Tribunal) e o Conselho Constitucional, tem os seus juízes nomeados pelo Presidente, ou seja, são os mais altos tribunais da nação.

 

Gráfico – As Eleições Presidencias Senegalesas em 2007.

               clip_image002

 

Principais Funcionários Governamentais:

  • Presidente da República – Abdoulaye Wade
  • Presidente do Senado – Pape Diop
  • Presidente da Assembleia Nacional – Mamadou Seck
  • Primeiro-ministro – Cheikh Hadjibou Soumare

 

Partidos:

Existem presentemente 72 partidos políticos, muitos dos quais são marginais e pequenos demais para os seus líderes. Os principais partidos políticos, constituem um multipartidarismo, com uma cultura política democrática, o que tem contribuído para uma das mais bem sucedidas transições democráticas em África, sendo uma imagem de todos os países desenvolvidos. Um sistema próspero de meios de comunicação social, livres do controlo informal e oficial, o que também tem contribuído para a política democrática do Senegal.

Os principais Partidos do Senegal, são:

  • Socialista Senegalês (PS)
  • Democrático Senegalês (PDS)
  • União pela Renovação Democrática (URD).

Durante 40 anos o Partido Socialista (PS) foi o principal partido no Senegal. O seu domínio da vida política acabou em Abril de 2000, quando Abdoulaye Wade, o líder do Partido Democrático Senegalês (PDS) e líder da oposição para mais de 25 anos, ganhou a presidência.

Sob os termos da Constituição de 2001, os futuros presidentes servem em mandato de 5 anos limitados a dois mandatos. Abdoulaye Wade foi o último presidente a ser eleito para um mandato de 7 anos.

Deste modo, o Presidente Abdoulaye Wade tem avançado com um agenda liberal para o Senegal, incluindo privatizações e a abertura de mercado. Ele tem um forte interesse no crescimento regional e internacional do Senegal. A liberalização da economia está em marcha, mas lentamente. O Senegal continua a jogar com as excelentes relações com os Estados Unidos.

 

Divisão administrativa:

O Senegal está dividido em 11 regiões administrativas, cada uma delas com um governador responsabilizado pelo Presidente. A lei da descentralização, que entrou em vigor em Janeiro de 1997, distribuiu uma significante parte da autoridade do governo central para as Assembleias Regionais.

As 11 regiões administrativas, são:

  • Dakar
  • Diourbel
  • Fatick 280px-Senegal_Regions
  • Kaolack
  • Kolda
  • Louga
  • Matam
  • Saint-Louis
  • Tambacounda
  • Thiès
  • Ziguinchor.

                                       

 

 

Fonte:

http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/senegal/senegal.php, captado a 14 de Março de 2008

http://pt.wikipedia.org/wiki/Senegal, captado a 14 de Março de 2008

http://news.bbc.co.uk/1/hi/world/africa/country_profiles/1064496.stm, captado a 6 de Maio de 2008

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elei%C3%A7%C3%B5es_presidenciais_no_Senegal_(2007), captado a 5 de Maio de 2009

http://www.correiodopatriota.com/index2.php?option=com_content&do_pdf=1&id=1795, captado a 5 de Maio de 2009

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: