Território

Relevo:

O Senegal situa-se na Costa Atlântica de África. O Senegal limita ao norte com a Mauritânia, através do rio Senegal, ao este com o Mali, ao sul com a Guiné-Bissau e a Guiné. No meio do território senegalês, o Senegal rodeia a Gâmbia. Gâmbia separa as regiões de Casamance, com o resto do Senegal, à excepção da região do este, a qual tem capital em Tambacunda. O território senegalês caracteriza-se por ter poucas elevações, no entanto existe uma elevação na zona do sudoeste, na fronteira com o Mali.

                      250_0_4

O território senegalês está compreendido entre 12º8 e 16º41 de latitude Norte e 11º21 e 17º32 de longitude Oeste. A ponta Oeste é a mais ocidental de toda a África Continental. O Senegal estende-se sobre 196.192 Km2. Comparado com os seus países vizinhos, o Mali e Mauritânia, o Senegal é um pequeno país. O Senegal é composto de 11 regiões, 35 departamentos e 109 circunscrições. O Senegal está banhado por 5 rios, o mais longo deles é o rio que dá o nome ao país, o rio Senegal, com um comprimento de 1.600 Km e, os outros rios são o Faleme, Gâmbia, Casamance e Saloum. A principal ilha é a Ilha de Gorée, e o principal lago é o Lago Rosa.

 
 viewimage Lago Rosa
                           lha de Gorée                                                      Lago Rosa
 
      
     

Dakar é a capital do Senegal, localizada na Península de Cabo Verde, sobre o país da Costa Atlântica. A cidade de Dakar é um importante centro administrativo, para a Assembleia Nacional do Senegal.

O Senegal, é a maior cidade. A sua posição, sobre o bordo ocidental de África (que é a cidade ocidental africana), é um ponto de partida para a vantajosa transatlântica e do comércio europeu.

 
                                   290px-Dakar_ngor
                                                                       Dakar

 

Área: Total: 196.192 Km

Terra: 192.000 Km

Água: 4.190 Km

Fronteira: Guiné a 330 Km; Guiné-Bissau a 338 Km; Mali a 419 Km; Gâmbia a 740 Km e Mauritânia a 813 Km.

 
 
Clima:
 
O Senegal localiza-se na zona inter-tropical, cujo clima é tropical mas com temperaturas moderadas, condicionadas pelas massas de ar dos anticiclones das Azores e Santa Elena.

 

O clima conta com uma estação das chuvas a que se chama Inverno e uma estação de seca. A estação das chuvas acontece de Julho a Outubro com um pico em Agosto e Setembro variando segundo com a latitude (menos precipitação no Norte em relação ao Sul). É o período das monções. A estação seca dura de Novembro a Junho com os ventos alísios continentais.

As temperaturas mais elevadas são principalmente no Verão, durante a estação das chuvas. As temperaturas mais baixas acontecem no mês de Janeiro.

Sobre o litoral o mar refresca as temperaturas que são da ordem dos 16ºC a 30ºC, mas no centro e no este do país elas podem atingir os 41ºC.

Em geral, o país goza de duas estações: a estação seca e a estação húmida ou de chuvas que é muito curta.

 

Gráfico – Temperaturas registadas em Diourbel – Senegal 

 

              Sem título

                    (http://pt.allmetsat.com/clima/senegal-gambia-guine-bissau.php?code=61666)

 
 
Diversidade da Geografia e dos Ecossistemas:
 
 
                 clip_image002
 
Excepto as duas colunas de Mamelles (rochas eruptivas que deram origem às ilhas de Gorée e das Madeleines) existe algum relevo na costa. As verdadeiras colinas são as de Fouta-Djalon na fronteira Guineense que culminam abaixo dos 500 metros. Os estuários do Senegal, do Saloum e de Casamance estão mesmo abaixo do nível do mar durante a maré-alta. Os Niayes, são dunas costeiras esculpidas pelo vento.
 
Um dos grandes interesses do Senegal é que é um dos poucos países do mundo, apesar da sua modesta superfície, a mostrar tantos ecossistemas diferentes, tais como:
 
  • A Montanha – Em Fouta-Djalon (Senegal sul-oriental), na fronteira da Guiné, a oeste do Parque Nacional de Niokolo-Koba no rio Faléme.
  • A Floresta Densa – Em Basse-Casamance (por exemplo Oussouye ou Diouloulou) e principalmente na região fronteiriça com a Guiné-Bissau. O Deserto de Dunas: na região de Saint-Louis, no extremo norte do país, na parte mais senterional de Ferlo.

  • O Mangal – Encontram-se em Basse-Casamance e em Sine-Saloum, e ainda em Joal-Fadiouth perto do Cabo Skirring.

  • Os Lagos Salgados – O Lago Rose, o Lago Mbeubeusse e numerosos pequenos lagos.

  • Os Rios – O Rio Senegal, o Rio Gambie, Niokolo Koba, Falémé, Saloum, Soungrougrou, entre outros.

  • A Savana – Ao sul de uma linha Mbour-Kidira.

  • O Oceano – De Sain-Louis no norte a Kabrousse.
 

Portanto, a costa senegalesa é constituída de diferentes paisagens que se reflectem nas correntes marítimas, na hidrografia ou na geologia. As regiões naturais existentes no Senegal são variadas, tais como: o vale do rio Senegal (que conta com terras baixas e altas), a região costeira desde St.Louis a Gâmbia, as explorações de amendoins, a Zona Oriental e a Casamance.

 

Quanto ao Ambiente – Flora e Fauna:

 

Flora:

Distingue-se diferentes tipos de flora: ao norte na zona do rio Senegal o ambiente é shaeliano e no Ferto é semi-desértico. Ao sul, a vegetação é do tipo subtropical. Estas duas zonas estão diferençadas pelo rio Gâmbia que é o que marca a fronteira de ambos os países.

No sul distingue-se o grande bosque com uma vegetação exuberante. Destaca-se a savana arbórea, e à medida que se vai para o centro pode-se observar o baobá, que atinge os 20 metros e o seu tronco costuma medir uns 9 metros de diâmetro. Trata-se de uma árvore com uma grande capacidade para reter a água.

Na zona norte predomina sobretudo as palmeiras e os coqueiros, além de algumas gramíneas e espécies de plantas herbáceas. Casamance é uma zona de selva muito espessa, enquanto que na zona Saheliana crescem as plantas espinhosas. Ao sul desta região podem-se ver o baobá, o bambu, a acácia e o tamarindo.

 
BAOBA-2   coqueiros-400
                                 Baobá                                                                          Coqueiro
 

 

Fauna:

O Senegal oferece excelentes condições para o desenvolvimento de uma abundante fauna silvestre.

Muitos parques e reservas foram criados para proteger a fauna. Assim, o Senegal está localizado numa das principais vias de migração da avifauna selvagem, o que o torna um grande santuário de pássaros.

O Senegal tem mais de 450 espécies diferentes de fauna. Muitos destes animais vivem nos seis Parques Nacionais do país, como o Parque Nacional Djoudj, o Parque Nacional Langue de Barbarie, o Parque Nacional Madeleine, o Parque Nacional Delta de Saloum, o Parque Nacional Niokolo-Koba e o Parque Nacional baixa Casamance.

Entre eles está o elefante, leão, búfalo, pantera e diferentes espécies de macacos e antílopes, hipopótamos, crocodilos, entre outros. Sobretudo nas regiões do norte vivem numerosas espécies de aves. 

Na savana a fauna é bastante diversa. Nos pontos de água agrupam-se numerosas aves aquáticas como o tucano ou o candor azul e as ramas das árvores mais baixas são elegidas para a construção de ninhos. Os rios do Senegal são o paraíso dos crocodilos, assim como de todo o tipo de animais terrestres e de aves que se acercam nas águas para beber.

 
 clip_image002[8]   clip_image002[12]
                             Elefante                                                Tucano
 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: